ANEEL emite autos de infração contra geradoras eólicas e fotovoltaicas após apagão de agosto de 2023

Nas últimas semanas, a ANEEL promoveu a lavratura de uma série de autos de infração contra diversas geradoras de energia eólica e fotovoltaica, com base no Relatório de Análise de Perturbação – RAP do ONS referente ao apagão ocorrido em 15/08/2023.

O mencionado Relatório identificou, dentre outras conclusões, que naquela ocasião o desempenho real das usinas renováveis foi significativamente inferior ao esperado durante a crise, o que teria contribuído para agravar o evento.

As infrações elencadas pela ANEEL estão relacionadas às supostas discrepâncias entre os modelos matemáticos de simulação fornecidos pelas geradoras para os estudos do ONS e o comportamento real das usinas observado no campo. De acordo com o ONS e com a ANEEL, esses modelos são fundamentais para prever a resposta dinâmica das centrais geradoras em situações de contingência e garantir, assim, a estabilidade do Sistema Interligado Nacional – SIN.

Nesse contexto, o ONS também passou a exigir de tais agentes novo formato  dos modelos de simulação, o que também foi alvo da fiscalização da ANEEL no âmbito dos referidos autos de infração. Os altos valores das penalidades de multa surpreenderam grande parte do mercado.

Anterior
Anterior

Judicialização do setor elétrico: uma tendência para 2025?

Próximo
Próximo

MME publica CP sobre o Plano Decenal de Energia (PDE)