LRCAP Armazenamento 2025 fica para o segundo semestre

Nesta semana, o Ministério de Minas e Energia (MME) indicou que deve realizar o Leilão de Reserva de Capacidade para Sistemas de Armazenamento de Energia Elétrica no segundo semestre de 2025 (LRCAP Armazenamento 2025).

Para que isso aconteça, a ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica deverá concluir a regulamentação dos Sistemas de Armazenamento de Energia Elétrica (SAEs) no âmbito da Consulta Pública nº 39/2023 (CP 39/2023), que teve sua segunda fase para recebimento de contribuições à proposta de Resolução Normativa encerrada em 30 de janeiro deste ano.

A aludida regulamentação em curso é essencial para a realização do LRCAP Armazenamento 2025. Sem diretrizes claras sobre a participação dos SAEs no setor elétrico, os agentes interessados enfrentam incertezas quanto aos modelos de contratação, remuneração dos serviços de armazenamento, regras de despacho e aspectos técnicos da integração desses sistemas ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

Nos próximos meses, também deve haver a publicação das diretrizes para a realização do Leilão, como resultado da Consulta Pública MME nº 176/2024.

Anterior
Anterior

ANEEL aprimora cálculo das perdas não técnicas e da energia requerida das distribuidoras em virtude da MMGD

Próximo
Próximo

Novos ventos para o curtailment